Vivemos num mundo em que certas forças estão levando a uma homogeneização cultural. Ao mesmo tempo, comunidades e indivíduos muitas vezes demonstram uma busca pelo seu caráter distinto. Em alguns casos, as diferenças religiosas e culturais ficam apagadas ou são inclusive ignoradas. Em outros, são exageradas. A pluralidade religiosa lança um desafio sem precedentes aos cristãos em praticamente todo o mundo. Ela é abraçada ou temida. Ela também é abraçada ao mesmo tempo em que é temida. De diferentes maneiras se buscam relações melhores com vizinhos de outras religiões. Não obstante, em muitos lugares as relações entre comunidades religiosas se caracterizam pela suspeita e hostilidade.
A 9ª Assembléia foi uma oportunidade para avaliar o estado atual das relações inter-religiosas em nível global, verificar como os cristãos estão lidando com as mudanças no contexto inter-religioso em que vivem, e focalizar a responsabilidade comum das igrejas irmanadas bem como as diferentes possibilidades de aumentar a cooperação entre elas na área do diálogo e da cooperação inter-religiosa.
Mais informações e fontes
Website do CMI: Relações e diálogo inter-religiosos
"Momento crítico no diálogo inter-religioso", conferência do CMI em junho de 2005
"A fé do meu vizinho e a minha: Identidades religiosas -- aspectos positivos e negativos". Encontro inter-religioso em Genebra, novembro de 2005.