CMI >  Home > Tema & questões > Tópicos das plenárias
En | Ge | Fr | Sp | Po
Impremir esta página printer friendly

Considerando os problemas cruciais

As sessões plenárias da Assembléia que trataram de problemas cruciais contemporâneos destinam-se a apresentar esses problemas de modo a salientar sua importância e relevância para as igrejas e o movimento ecumênico. Houve também uma plenária de orientação, bem como uma que tentou apresentar de forma concisa e atraente as principais atividades e avanços no CMI desde a 8ª Assembléia ("De Harare a Porto Alegre"). 

Tópicos examinados em plenária na 9ª Assembléia foram:

Justiça econômica -- um mundo sem pobreza é possível!
Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006
Após uma breve revisão da injustiça econômica numa perspectiva bíblica e ética bem como social e econômica, a plenária compartilhou enfoques sobre diferentes alternativas da igreja para o sistema econômico atual, assim como sobre o processo ÁGAPE (Alternativa de Globalização Abordando o Planeta e a Ecumene), que é uma série de consultas e estudos nas igrejas, iniciada pela equipe de Justiça, Paz e Criação do CMI após a Assembléia de 1998.

Leia: Alternative globalization addressing people and earth - AGAPE. A call to love and action

Identidade cristã e pluralidade religiosa.
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006
O objetivo dessa plenária foi o de renovar a reflexão ecumênica entre as igrejas sobre a pluralidade religiosa e suas implicações teológicas e outras. Ela também teve por objetivo melhorar o diálogo sobre as percepções e implicações da identidade cristã em diferentes culturas e contextos, bem como sobre a conexão entre a autocompreensão e o testemunho em diferentes situações de pluralidade religiosa.

Leia: Religious plurality and Christian self-understanding

A juventude superando a violência.
Sábado,18 de fevereiro de 2006
Esta plenária destacou o espírito e a energia desencadeados pela Década de Superação da Violência 2001-2010 (DSV) e apresentou depoimentos sobre iniciativas locais, nacionais e regionais da DSV em diferentes regiões. Ela tentou identificar desafios para a segunda metade da década, convidando a comunidade DSV a renovar o compromisso com a visão e o chamado da Década.

Leia:

Plenária sobre a América Latina.
Domingo, 19 de fevereiro de 2006
Preparada pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e as igrejas brasileiras juntamente com o CMI, esta plenária compartilhou com os participantes da Assembléia a história, cultura e espiritualidade da América Latina, fazendo uma reflexão sobre momentos críticos da história da região (crises econômicas, regimes militares e) e as respostas das igrejas a esses desafios. O objetivo foi informar sobre a complexa e dinâmica realidade das igrejas latino-americanas e suas contribuições para o movimento ecumênico, além de identificar desafios futuros.

Unidade da igreja - Reivindicando um futuro comum.
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006
Esta plenária se destinou a afirmar que a busca da comunidade da igreja é a resposta indispensável à unidade já dada em Cristo e à reivindicação que Cristo faz de nós e nossas vidas. Um painel de participantes ortodoxos, católico-romanos e protestantes explorou a "Declaração sobre eclesiologia" elaborada para esta Assembléia como subsídio para as igrejas em sua busca pela unidade na fé, na vivência, no testemunho e na ação. Sendo uma tentativa de explorar o futuro da busca pela unidade visível e as possibilidades de se incluir uma gama mais ampla de parceiros ecumênicos, ela destacou as vozes das igrejas e dos grupos cristãos que não integram o CMI, assim como as vozes de cristãos jovens.

Leia: Called to be the one church. An invitation to the churches to renew their commitment to the search for unity and to deepen their dialogue

"Deus, em tua graça transforma o mundo."
Terça-feira, 21 de fevereiro de 2006
A plenária explorou o tema da Assembléia e suas diferentes dimensões a partir de posições teológicas, pastorais e eclesiais distintas. Em seguida se ouvirá atentamente a primeira leitura da mensagem para tentar contribuir para o seu desenvolvimento, com base naquilo que a Assembléia declarou.

Leia: Plenary presentations on the Assembly theme and sub-themes