A segunda metade do século XX testemunhou o nascimento e crescimento de numerosas organizações ecumênicas em nível nacional, regional e global. As igrejas criaram essas organizações principalmente para que atuassem em nome delas, sendo que cada uma das organizações desenvolveu suas próprias prioridades, programas e estruturas administrativas.
Ao longo dos últimos dez anos houve muita discussão sobre como essas diferentes organizações ecumênicas estão inter-relacionadas e se as atuais relações estruturais são as mais eficientes para responder aos novos desafios do século 21. Item firmemente estabelecido na agenda do CMI é a questão se precisamos reconfigurar o movimento ecumênico.
Mais informações e fontes
Mapping the Oikoumene: A study of current ecumenical structures and relationships ["Mapa do ecumenismo: Um estudo das atuais estruturas e relações ecumênicas"] (2005)
Declaração final de uma consulta no ano de 2004 sobre "Ecumenismo no século 21" (apresentada na reunião do comitê central do CMI em 2005)
"De Antelias, con amor" ["De Antelias, com amor"]: Relatório de uma consulta sobre a configuração do movimento ecumênico, em Antelias, Líbano , 2003
Documento de fundo do comitê central do CMI sobre a "Reconfiguração do movimento ecumênico" ["Reconfiguración del Movimiento Ecuménico"] (2003)