A declaração política "Por uma concepção e visão comum do Conselho Mundial de Igrejas" ["Towards a Common Understanding and Vision of the WCC" (CUV)] foi apresentada na 8ª Assembléia do CMI em 1998 como importante marco de uma caminhada de auto-reflexão sobre a natureza e o objetivo do movimento ecumênico em geral, e sobre a vocação do Conselho Mundial de Igrejas em particular.
Baseada em mais de oito anos de prolongada reflexão teológica pelas igrejas-membro e pelas diferentes estruturas do CMI, a declaração tentou formular valores e princípios que têm estado e continuarão no centro do movimento ecumênico.
Ali se identificaram transformações no contexto eclesial e global desde a fundação do Conselho Mundial de Igrejas 50 anos atrás.
Por fim, a declaração apresentou uma ampla agenda para a vida futura do Conselho, além de sugestões sobre como o Conselho poderia implementar essa agenda juntamente com outros parceiros ecumênicos. Dessa forma ela veio a se somar a outros documentos significativos do CMI a expressarem o profundo anseio do Conselho pela unidade visível da igreja e pela reconciliação de todas as coisas em Cristo.
Mais informações e fontes
Hacia un entendimiento y una visión comunes del
Consejo mundial de Iglesias ["Por uma Concepção e Visão Comum do Conselho Mundial de Igrejas"]
Together on the way ["Juntos a caminho"]: discussão do plenário da 8ª Assembléia do CMI sobre uma Compreensão e Visão Comum do Conselho Mundial de Igrejas.