A 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas foi um dos mais representativos encontros de cristãos já havidos - com representantes de organizações e grupos ecumênicos, delegados das igrejas-membro, observadores e visitantes vindos de todo o mundo. Durante a Assembléia, houve múltiplas oportunidades de encontro e troca entre os participantes sobre uma gama de questões e temas significativos para as igrejas e para o movimento ecumênico.
Durante o programa, houve várias sessões plenárias dedicadas a temas-chave escolhidos devido à sua importância para os membros do CMI. Uma série de diálogos ecumênicos possibilitou aos participantes o engajamento em questões de interesse de modo sustentado.
Além do escopo do programa formal, uma reunião tão grande e diversificada quanto a Assembléia do CMI possibilitou às pessoas a discussão de toda uma gama de outros temas e questões relacionados à experiência de cristãos e das igrejas, aos inúmeros estudos e iniciativas ecumênicas em andamento em diferentes partes do mundo, e a mandatos específicos de organizações e programas ecumênicos. O CMI entende a si mesmo como um espaço privilegiado para tal diálogo e encontro, baseado numa visão comum de unidade e respeito pelas diferenças e pela diversidade.
|