No início da Assembléia, foram formados vários comitês. Esses comitês foram responsáveis pela preparação de boa parte dos assuntos administrativos que foram subseqüentemente tratados pela Assembléia. Os comitês revisavam o trabalho realizado desde a última assembléia, propunham prioridades programáticas futuras e emitiam comentários sobre questões de interesse público. Os comitês também preparavam a eleição dos novos órgãos governamentais e elaboravam uma primeira versão da mensagem pública da Assembléia. Os comitês executivo e central preparavam as nomeações para cada um desses comitês a partir da lista de delegados trazida pelas igrejas-membro.
Havia oito comitês trabalhando durante a Assembléia:
Formado por representantes ecumênicos, presidentes e outros delegados da Assembléia, o comitê coordenou a administração diária e a agenda da Assembléia. Entre seus membros encontravam-se representantes de todos os outros comitês da Assembléia.
Responsável pela rica vida espiritual da Assembléia, o comitê organizou a celebração diária e coordenou outras celebrações litúrgicas durante a Assembléia.
Apresentava recomendações para as ações da Assembléia, baseado nos relatórios do moderador e do secretário-geral, e nas relações com igrejas-membro e outros parceiros, e revisava as emendas à Constituição e Normas do CMI.
Revisava a avaliação e os relatórios desde a 8ª assembléia, preparava e apresentava um relatório a ser apreciado pela Assembléia, com recomendações para seu trabalho futuro.
Preparav e apresentaV uma versão de declarações sobre questões específicas de interesse internacional, incluindo o compromisso ecumênico na construção da paz, direitos humanos e justiça.
Discutia as finanças do CMI durante os últimos sete anos bem como projeções financeiras para o próximo período, e propunha diretrizes gerais relativas a questões financeiras para serem seguidas pelo novo comitê central.
O comitê era formado por delegados e, com base nas recomendações das igrejas-membro e encontros regionais de delegados, propunha nomes dentre os delegados para a eleição de presidentes e novos membros do comitê central.
O Comitê elaborou e apresentou para apreciação da Assembléia, a primeira versão de um texto que expressa a experiência e as esperanças daqueles que se reuniram em Porto Alegre. A intenção da mensagem era servir de inspiração para os cristãos e para as igrejas em seu compromisso ecumênico, e oferecer um testemunho cristão claro e convincente para o mundo.
|