O Concílio Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) foi quem hospedou e organizou a assembléia do CMI. As igrejas que compõem o CONIC são:
- Igreja Católica Apostólica Romana
- Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil
- Igreja Cristã Reformada do Brasil (membro do CMI)
- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (membro do CMI)
- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (membro do CMI)
- Igreja Metodista no Brasil (membro do CMI)
- Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (membro associado do CMI)
Detalhes para contato
Mais informações sobre a religião no Brasil
Praticamente todas as religiões mundiais e organizações religiosas se fazem presentes no Brasil. Informações obtidas pelo censo de 2000 indicam que 74% da população se identificam como católicos romanos, embora o percentual de quem participa regularmente nas missas seja pequeno. Aproximadamente 15% se dizemProtestante, dentre os quais 85% são pentecostais. As igrejas evangélicas têm crescido rapidamente e desafiado a hegemonia da Igreja Católica Romana. As maiores denominações incluem a Assembléia de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. Luteranos e Batistas especialmente compõem o restante dos protestantes, e se concentram na região Sul do país, onde a maioria dos imigrantes Europeus se fixou durante o século 19 e início do século 20.
Seguidores das religiões afro-brasileiras e sincretistas como Candomblé, Xangô, Macumba e Umbanda constituem 4% da população. Candomblé é a religião tradicional predominante da África, centrada no culto de divindades africanas trazidas ao país devido ao tráfico de escravos. O Xangô e a Macumba, por outro lado, representam formas sincretistas das religiões Africanas que se desenvolveram no país, combinando e identificando crenças indígenas com santos católicos e deidades africanas. A capital da Bahia, Salvador, onde a maioria dos escravos aportava ao chegar no país, é considerada o centro do Candomblé e outras religiões tradicionais da África. Como resultado de migração interna durante o século 20, as religiões afro-brasileiras se difundiram por todo o país.
Há aproximadamente 500 mil Muçulmanos no Brasil. Os Islamismos Sunita e Xiita são praticados especialmente pelos imigrantes de países árabes como Síria, Líbano e Egito que chegaram ao Brasil nestes últimos 25 anos. Existem aproximadamente 55 mesquitas e centros religiosos muçulmanos espalhados no país. O Shintoísmo até certo ponto é praticado pela comunidade Japonesa-Brasileira. Aproximadamente 100 mil pessoas se identificam como praticantes da religião judaica. Há 45 mil Judeus residindo no Rio de Janeiro, e 29 mil em São Paulo. Pequenas comunidades judias estão espalhadas em muitas outras cidades.
Fonte: Departamento de Estado Americano