WCC >  Home > About the assembly > Latin America & Brazil > Local committee
En | Ge | Fr | Sp | Po
Print this page printer friendly

For the time being, this text only exists in Portuguese.

Organização local

A organização da 9a Assembléia está baseada no trabalho voluntário. Apenas em Porto Alegre, cerca de 150 pessoas estão envolvidas na tarefa de organizar os cultos, orações, debates teológicos, leituras bíblicas, palestras, oficinas, lançamentos de publicações, shows, apresentações, estandes de vendas, manifestações, exposições, oficinas, comercialização, divulgação, hospedagem, e outras centenas de atividades necessária para a montagem de um evento deste porte. Os voluntários se dividem em um Comitê Local e 18 grupos de trabalho. Além disso existe um Comitê Nacional integrado por 10 pessoas. Tanto o Comitê Nacional quanto o Comitê Local possuem grupos executivos que, em caso de urgência, podem ser convocados para reuniões extraordinárias.

Comitê Nacional

É formado por 10 representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), .. (CLAI), Conselho Mundial de Igrejas (CMI), das igrejas e do Fórum Ecumênico Brasil e existe desde 2003. Os integrantes reúnem-se duas vezes por ano e a coordenação é feita pelo CONIC. A principal função do Comitê Nacional é discutir e planejar a condução política da Assembléia.

Comitê Local

Como o Comitê Nacional, reúne representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), .. (CLAI), Conselho Mundial de Igrejas (CMI), das igrejas e do Fórum Ecumênico Brasil. Integrado por nove pessoas, tem como tarefa principal organizar toda a logística e a prática do evento. Um secretário executivo, Rui Berhard, coordena a equipe, que baseia o trabalho nas orientações do Comitê Nacional. As reuniões do Comitê Local acontecem uma vez por mês desde março de 2004.

Voluntários

O voluntariado é um dos principais pilares da 9a Assembléia. Além de integrarem os Comitês, os voluntários compõem os 18 grupos de trabalho encarregados das mais diversas atividades da programação. Durante a realização do evento, o grupo será reforçado, especialmente nas áreas de tradução (inglês, alemão, francês e espanhol), recepção, credenciamento e atendimento.

Com destaque especial no evento, os jovens também terão uma atuação voluntária vigorosa, por meio do programa de Stewards, que reunirá 150 jovens voluntários do mundo inteiro. Além de cumprirem tarefas necessárias ao bom andamento do encntro, eles participarão ativamente da programação, o que lhes proporcionará vivência e aprendizado.

Ainda na área do voluntariado, destacam-se os 200 cantores que integram o grande coro, encarregado da "trilha musical" do encontro. Até fevereiro de 2006, a meta é reunir pelo menos mais 100 vozes.

Para inscrever-se como voluntário, envie mensagem com dados pessoais, suas habilidades e dons para assembleia@wcc-coe.org

NOITE CULTURAL

A Noite Cultural, marcada para o domingo, 19 de fevereiro, será uma pequena mostra das expressões culturais da América Latina, mundialmente conhecida pela sua musicalidade. Em um palco montado no estacionamento da PUC, ao lado da tenda de celebrações, acontecerão apresentações de música e dança, executadas por artistas de diversos pontos do continente. O espetáculo foi batizado pelos organizadores de "Música e Canto pela Vida e pela Paz".

VIGÍLIA PELA PAZ

A 9a Assembléia sinaliza a metade da Década da Superação da Violência, que tem pautado as ações do CMI desde 2001. Em razão disso - e também ao tema "Deus, em tua graça, transforma o mundo" - está sendo organizada pelos jovens a Vigília pela Paz. A vigília acontecerá durante a Assembléia, provavelmente no dia 21 e começará com uma caminhada até o centro de Porto Alegre, onde ocorrerá uma concentração. Cantos, testemunhos, leituras de textos bíblicos e orações fazem parte da programação. Também serão apresentadas ações práticas de como transformar manifestações de violência em sinais de paz. Um exemplo deste tipo de atitude é o Referendo pela Proibição do Comércio de Armas, marcado para o dia 23 e outubro no Brasil.

PLENÁRIA DA AMÉRICA LATINA

A Plenária da América Latina, prevista para a tarde de 19 de fevereiro será um grande mosaico de fé e cultura. Como parte da programação, haverá um momento cênico com interação de atores, bonecos e imagens (audiovisuais e fotos). Os participantes também assistirão um vídeo com depoimentos, cenas de fé popular, imagens do sincretismo religioso, paisagens e manifestações políticas coletadas em todo continente, editado pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).