|
Abaixo está uma pequena coleção de artigos encontrados num esforço para medir o impacto que a 9a Assembléia do CMI teve na mídia. Tentamos escolher artigos cobrindo os mais variados aspectos do evento, numa ampla gama de pontos de vista. Como os artigos apareceram em publicações independentes, eles não necessariamente representam ou refletem as políticas oficiais do Conselho Mundial de Igrejas.
Para ficar de olho nos desenvolvimentos ecumênicos, bem como usar a oportunidade para edificar pontes de entendimento, representantes da sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram observadores durante a 9a. Assembléia da Concílio Mundial de Igrejas (CMI) em Porto Alegre, Brasil, de 14 a 23 de fevereiro último. Os Drs. John Graz, Eugene Hsu e Bill Knott assistiram às reuniões como observadores.
[more]
Depois de um longo processo de preparação, o CEBI, ao lado de muitas outras organizações ecumênicas e de 348 igrejas cristãs, louva a Deus pela riqueza da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas.
[more]
Walter Altmann, pastor e presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), foi eleito Moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) no encontro do dia 23 de fevereiro durante a IX Assembléia, realizada entre os dias 14 a 23 de fevereiro em Porto Alegra, RS, e que reuniu 4 mil pessoas provenientes de 110 países e filiadas a 348 denominações cristãs.
[more]
O Conselho Mundial de Igrejas concluiu sua nona Assembléia na quinta-feira, após aprovar mudanças significativas em sua constituição e prioridades, e rededicar-se ao movimento cristão ecumênico.
[more]
O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Samuel Kobia, destacou as mudanças políticas que têm lugar hoje na América Latina, com a eleição de novos governos na Bolívia e Chile.
[more]
O final da IX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) ficou marcado pela publicação de um documento sobre a polémica das caricaturas do profeta Maomé. Os representantes das igrejas e confissões cristãs presentes "deploraram" tanto a publicação das caricaturas como a onda de violência que se lhe seguiu, pedindo aos cristãos de todo o mundo uma aposta no reforço do diálogo e da cooperação com os muçulmanos. O documento sobre as relações com pessoas de outra fé ressalta a importância do diálogo inter-religioso a nível local e global, pedindo às igrejas que se criem "plataformas para esse diálogo".
[more]
O pastor Walter Altmann, presidente da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil), foi eleito moderador do CMI (Conselho Mundial de Igrejas). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo, substituindo o patriarca Aram I, da Igreja Apostólica Armênia.
[more]
A partir de sua eleição para moderador do Conselho Mundial de Igrejas, o pastor presidente de nossa Igreja, Walter Altmann, escreveu uma carta aos luteranos e luteranas que integram a nossa IECLB.
[more]
Chega hoje ao fim, em Porto Alegre, a IX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que durante 10 dias reuniu cerca de 4 mil participantes, sendo 700 delegados de 340 igrejas e comunidades eclesiais de todo o mundo. O maior encontro ecuménico internacional abriu novas perspectivas sobre a unidade da Igreja e as possibilidades de aproximação entre as várias confissões cristãs.
No documento "Chamados a ser uma só Igreja" são recolhidas as contribuições de vários teólogos destas Igrejas, esperançados em fazer do CMI um instrumento privilegiado para o movimento ecuménico, rumo a uma unidade visível.
[more]
A eleição ocorreu dia 22 à tarde e, de acordo com os estatutos, os nomes foram eleitos por maioria. O Comitê Central, composto por 150 membros, é o órgão decisório máximo da Assembléia do CMI. Também foram eleitos os oito presidentes de igrejas de diferentes regiões, que têm como missão promover o ecumenismo.
[more]
Displaying results 1 to 10 out of 50
|