CMI >  Home > Notícias & imprensa > Artigos  
Impremir esta página printer friendly
16.02.06

Igrejas Cristãs de todo o mundo procuram maior aproximação

 


Continua a decorrer em Porto Alegre a IX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Igrejas, que reúne cerca de 4 mil participantes, sendo 700 delegados de 340 igrejas e comunidades eclesiais de todo o mundo. O maior encontro ecuménico internacional tem sido envolvido num clima de grande expectativa no que diz respeito a uma maior aproximação entre o Conselho e o Vaticano.

Bento XVI destacou a importância da colaboração com o Conselho Mundial das Igrejas (CMI), na mensagem que enviou à Assembleia, referindo que "após 40 anos de colaboração frutuosa, esperamos continuar esta jornada de esperança e promessa, à medida que intensificamos os nossos esforços, rumo ao dia em que os Cristãos estarão unidos na proclamação da mensagem evangélica de salvação para todos".

A Igreja Católica não é membro do CMI, mas colabora de vários modos com este organismo ecuménico e com a sua comissão Fé e Constituição, que tem a missão de procurar a unidade dos cristãos promovendo o estudo e a reflexão comum sobre temas em que permanecem divisões, ainda hoje, como é o caso da concepção eclesiológica nas várias confissões. O Grupo Misto de Trabalho, instituído em 1965, constitui a estrutura principal de coordenação das relações entre a Igreja Católica e o CMI. (...)