17.02.05
Deus, em tua graça, permite aos jovens transformar o mundo
Para fotos gratuitas, consulte abaixo.
O tema da Asssembléia do CMI, que será realizada em fevereiro de 2006 em Porto Alegre, Brasil, "Deus, em tua graça, transforma o mundo" - ganhou um pequeno e forte acréscimo: "permite aos jovens".
A sugestão foi dada pelos stewards que abriram a plenária na quarta-feira, na reunião do comitê central do CMI com uma apresentação que falou dos anseios e expectativas dos jovens e da experiência de conhecer novos contextos e desafios através da vivência no Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
"Não queremos apenas falar de teologia, mas viver teologia; não queremos apenas falar de fé, mas viver fé. Não queremos apenas falar de juventude, mas ser juventude e falar. E não apenas falar, mas participar da construção das decisões”, destacou o steward Penias Mulazi, da Zâmbia.
"Nós desejamos uma igreja na qual todos - homens e mulheres, jovens e velhos - estejam igualmente representados, trabalhando juntos e cooperando no fortalecimento da fé e reparação das injustiças, que existem em todas as culturas", afirmou a jovem Anntti Siukonen, da Finlândia.
Após cada depoimento, o grupo de jovens afirmava "Deus, em tua graça, permite aos jovens transformar o mundo", súplica que os membros do comitê foram convidados a fazer juntamente com os jovens, em um grande coro.
Depois forte súplica, os jovens surpreenderam mais uma vez, trazendo para a plenária uma grande balança, construída por eles, representando a participação. De um dos lados, os jovens, de outro, os velhos - com muito mais peso no processo de decisão. Quem pode equilibrar esta balança?
Os jovens propuseram que o secretário geral do CMI, Samuel Kobia, ajudasse a equilibrar esta participação. Kobia atendeu prontamente o desafio, colocando mais peso na participação dos jovens e reiterando perante o comitê central e os stewards a meta que afirmou em diversas ocasiões, de que a próxima assembléia tenha a maior participação jovem da história do CMI.
Enquanto as igrejas membro designam 85% dos delegados que integram a assembléia, o comitê central é responsável pelos 15% restantes. O pedido feito por Kobia é de que este percentual de 15% seja usado para convidar os jovens.
"Com certeza atenderemos este pedido - é muito importante o fazer" afirmou uma das participantes da reunião, Rev. Ofélia Ortega, do Seminário Evangélico de Teologia de Cuba, que ainda completou: "É bom ver que os jovens têm o desejo de participar e estão articulados para isso. A apresentação de hoje demonstrou isto muito claramente."
A nona Assembléia do CMI, que será realizada de 14 a 23 de fevereiro de 2006, em Porto Alegre, Brasil, oferecerá muitas possibilidades para a participação dos jovens. Além de ser delegados, eles poderão acompanhar workshops, propor atividades para o mutirão ou mesmo montar um acampamento, sugestão do próprio secretário geral do CMI. A expectativa é que estejam reunidas mais de 3 mil pessoas.
Mesmo que os olhares se voltem para Porto Alegre, cidade brasileira que receberá a próxima Assembléia do CMI, é importante destacar que é a primeira vez que ela será realizada na América Latina, e que jovens e comunidades já estão se mobilizando para participar do evento e acolher igrejas de todo o mundo.
"Há, sem dúvida, muita emoção em receber a Assembléia na América Latina. Estaremos presentes em todos os momentos onde for possível participar", afirmou a steward Belkys Estrada, jovem da Igreja Presbiteriana da Colômbia. [553 palavras]
Mais informações sobre a reunião do comitê central do CMI e fotos gratuitas de alta resolução e estão disponíveis em:
www.oikoumene.org > Central Committee > Por
(Destaque)
Um novo site ( www.wcc-assembly.info) foi preparado para que as igrejas membro possam acompanhar os preparativos e detalhes da nona Assembléia do CMI, que será realizada em fevereiro de 2006, em Porto Alegre, Brasil.
O site oferece o logo colorido da Assembléia e as explicações sobre cada um de seus elementos. Outros links oferecem informações sobre o cenário religioso no Brasil, materiais sobre os devocionais e estudos bíblicos, a programação que está sendo prevista, além de conduzir a diversos materiais adicionais, incluindo os tópicos que serão abordados na plenárias e informações sobre a agenda de temas institucionais.
[97 palavras]