CMI >  Home > Notícias & imprensa > Artigos  
Impremir esta página printer friendly
11.02.05

CMI empreende grande mudança em sua cultura organizacional e seu etos

 

 

A tomada de decisões por consenso, que representa uma grande mudança na cultura e no etos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), estará no centro da próxima reunião de seu Comitê Central, de 15 a 22 de fevereiro, em Genebra.

 

Na reunião, a última de seu mandato, os membros do Comitê Central tentarão, pela primeira vez, tomar decisões porconsenso. Para isso, testarão um novo conjunto de procedimentos nesse sentido. Além disso, também avaliarão uma série de alterações na constituição do CMI e nas regras necessárias para estabelecer o consenso como método de tomada de decisões.

 

Os principais pontos na pauta do Comitê Central são:

 

Nona Assembléia do CMI - Membros do Comitê tomarão decisões que darão um formato definitivo a seu principal evento, a ser realizado em Porto Alegre, Brasil, em fevereiro de 2006.

 

Região do Pacífico - A situação dos povos da região, bem como o testemunho das igrejas e organizações ecumênicas em seu meio, será tema de uma plenária.

 

Desafios éticos contemporâneos - membros do Comitê irão compartilhar e debater o que o CMI tem feito para facilitar as discussões das igrejas sobre a questão da sexualidade humana, desde a assembléia de Harare (1998).

 

Sob o guarda-chuva temático “Cura e reconciliação”, a reunião irá discutir os relatórios do moderador do Comitê Central Catholicos Aram I e do secretário-geral do CMI Rev. Dr. Samuel Kobia.

 

A pauta incluirá ainda: revisão do atual debate sobre a busca de uma nova configuraçãopara o movimento ecumênico; relações do CMI com a Igreja católica Romana; e uma profunda avaliação do trabalho programático do Conselho a ser apresentado na próxima assembléia.

 

Além disso, o Comitê deliberará, e possivelmente adotará declarações, sobre as seguintes questões internacionais: perda de línguas nativas, Iraque, refugiados e o Tribunal Penal Internacional.

 

O Comitê Central, com 150 membros, funciona como o principal organismo de comando do Conselho entre suas assembléias. Reunindo-se a cada 12 ou 18 meses, é responsável por desenvolver as políticas adotadas pela assembléia, revisar e supervisionar os programas do Conselho, e aprovar seu orçamento,

 

A pauta da reunião está disponível em:

www.wcc-coe.org/wcc/press_corner/cc2005draftagenda.html