CMI >  Home > Notícias & imprensa > Artigos  
Impremir esta página printer friendly
13.09.05

Líderes estudantis ecumênicos se preparam para a Assembléia do CMI

 

 

Fotos gratuitas disponíveis, ver abaixo

 

Em fevereiro do ano que vem, vinte e seis líderes jovens da Federação Universal dos Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC) irão a Porto Alegre, Brasil, para oferecer suas experiências e desafios ao movimento ecumênico como um todo.

 

O Comitê Executivo da FUMEC fará sua reunião anual imediatamente antes da 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, para possibilitar que seus membros participem da reunião ecumênica. A FUMEC, fundada em 1895, é uma comunidade de mais de 100 organizações estudantis de mais de 90 países, com mais de um milhão de membros.

 

"Como uma das mais antigas organizações de jovens e estudantes, nosso objetivo é participar de forma integral em uma Assembléia do CMI que pretende ser muito aberta à juventude, oferecendo a contribuição de estudantes cristãos fortalecidos, que têm formação e prática no ecumenismo," diz a vice-presidente da FUMEC, Adèle Djomo Ngomedje, do Movimento de Estudantes Protestantes de Camarões.

 

O secretário-geral da FUMEC, Michael Wallace, aguarda ansioso a oportunidade de a organização contribuir ativamente para a nova visão sobre o ecumenismo no século XXI: "O melhor aspecto do envolvimento de jovens nos Movimentos de Estudantes Cristãos é que eles vão a reuniões ecumênicas como ecumenistas experientes, que já analisaram criticamente o significado de ser cristão hoje em dia, com todas as implicações teológicas e políticas."

 

Wallace acredita que este é o momento de divulgar o movimento de estudantes ecumênicos de hoje: "Esta Assembléia do CMI é uma oportunidade de ouro para que a FUMEC volte a se envolver com a família ecumênica mais ampla e a família ecumênica, por sua vez, volte a se envolver com a FUMEC."

 

Os temas atuais da FUMEC são bastante adequados à própria agenda da Assembléia, convocando os estudantes para questionar a ordem global e buscar alternativas justas. Jovens líderes da FUMEC trarão suas idéias a partir da reflexão e do diálogo sobre temas relacionados a mulher, império, migração e "Estudantes no século XXI." A FUMEC oferecerá quatro oficinas sobre esses temas no Mutirão da Assembléia.

 

Os membros da FUMEC também estarão lá para dar apoio à vida prática da Assembléia. Estudantes e líderes estudantis irão tomar a frente de cultos e música, atuar como facilitadores das sessões de discussão e cumprir uma função ativa nos diálogos ecumênicos.

 

O Comitê Executivo da FUMEC é composto pelos representantes e funcionários da Federação Universal dos Movimentos Estudantis Cristãos. Também integram o comitê representantes de seis regiões da FUMEC: África, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e Caribe, Oriente Médio e América do Norte.

 

Fotos em alta resolução estão disponíveis gratuitamente, no site da Assembléia: