CMI >  Home > Notícias & imprensa > Artigos  
Impremir esta página printer friendly
14.02.06

Jovens: ousadia e determinação na Pré-Assembléia

 


 

Mais artigos e fotos gratuitas em

www.wcc-assembly.info

 

 

Termina hoje, ao meio-dia, a Pré-Assembléia de Jovens. Vindos de diferentes contextos, com idades entre 18 e 30 anos, reuniram-se em grupos menores para compartilhar experiências e discutir questões relacionadas ao tema do encontro: "Deus, em tua graça, transforma o mundo".

 

Vestidos com suas roupas coloridas, falando alto, lotaram o salão em todas as reuniões, mas organizavam-se rapidamente para ouvir, em silêncio, as impressões de cada representante.

 

Na ousadia das idéias, destacaram afirmações e questionamentos, como: "você reinventaria o Conselho Mundial de Igrejas e o movimento ecumênico?", desafiou um dos jovens presentes. "Cristo é o único caminho para Deus e não a religião", disse outra. "A sexualidade humana é um presente de Deus. É preciso compreender melhor como a Igreja vê a sexualidade", desafiou um terceiro jovem. Ou ainda, "a tecnologia pode ser um importante meio para se alcançar pessoas que não conhecem a Cristo", disse outro.

 

Mas o que arrancou aplausos da jovem platéia foi a fala de dois jovens, em especial. O primeiro deles, boliviano, que bradou em bom castelhano: "Estamos juntos na mesma sala, unindo países pobres e ricos… Precisamos trabalhar juntos, enquanto jovens, em nossas igrejas. Precisamos trabalhar juntos, como Igreja, para erradicar a pobreza". Outra fala de destaque foi de uma jovem africana, que falou a respeito da juventude que está morrendo em conseqüência do HIV/AIDS: "em meu país, boa parte da população de 18 a 24 anos está infectada. Muitos estão morrendo e precisamos trabalhar nisso".

 

Sempre com a firmeza de quem sabe o preço de seguir o Evangelho, especialmente em países de minoria cristã ou invadidos pela pobreza, ficou o senso de que "há sempre conseqüências políticas em se seguir o Evangelho", como disse uma das jovens", mas que a Igreja deve assumir a voz dos excluídos.

 

A juventude é considerada um dos principais públicos presentes ao encontro. Estará bem representada no Mutirão que tem início amanhã e nas demais atividades, já que totalizam 41% dos participantes em todos os tipos de eventos que acontecem na Assembléia.

 

Website da Assembléia:www.wcc-assembly.info