30.01.06
Congresso teológico internacional debaterá missão e ecumenismo
El Congreso se propone aprovechar el impulso de la Asamblea y ofrecer nuevos incentivos al ecumenismo en América Latina, explica el Dr. Rudolf von Sinner.
© IECLB
Mais de 100 estudantes de teologia da América Latina e de outras regiões do mundo participação de um congresso teológico ecumênico internacional que acontecerá paralelamente à nona Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Convocado com o tema "Missão e Ecumenismo na América Latina", o Congresso Ecumênico 2006 acontecerá de 12 a 25 de fevereiro, na Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo, a 35 quilômetros de Porto Alegre, sede da Assembléia.
Dois ex-secretários gerais do CMI, o alemão Konrad Raiser, que propôs a idéia do Congresso, e o uruguaio Emilio Castro, estarão entre os expositores. Gottfried Brakemeier, João Batista Libânio, Viola Raheb, Marcelo Barros, K. M. George, Edla Eggert, Ulrich Duchrow, Bernard Ugeux e Juan Sepúlveda são alguns dos mais de 50 teólogos e ecumenistas que falarão ao Congresso.
"Em um contexto como o latino-americano, com um mercado religioso marcado por uma acirrada competição, em que as igrejas que mais proliferam são contrárias ao ecumenismo, o Congresso se propõe a aproveitar o impulso da Assembléia e oferecer novos incentivos para o conhecimento mútuo e a colaboração entre as igrejas", explica seu coordenador, o professor de ecumenismo da EST Dr. Rudolf von Sinner.
Os participantes debaterão temas como a teologia contemporânea da missão e do ecumenismo, as relações entre ecumenismo e pentecostalismo, entre igrejas e sociedade civil, o diálogo inter-religioso, as igrejas e a sexualidade, a educação teológica e a espiritualidade ecumênicas e a diversidade cultural, entre outros.
O programa do Congresso não se limita ao acadêmico e inclui visitas a projetos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e o Movimento dos Trabalhadores Desempregados. Os participantes também tomarão parte no programa da Assembléia, como nos Diálogos Ecumênicos, o Mutirão e a plenária sobre América Latina.
O Congresso foi convocado pela EST, junto com a Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE) e a Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino Americana e Caribenha (CETELA), com apoio da rede de Formação Teológica Ecumênica (FTE) do CMI.
Mais informações estão disponíveis em
www.est.com.br/congresso_ecumenico_2006/pt/