CMI >  Home > Notícias & imprensa > Artigos  
Impremir esta página printer friendly
20.02.06

As transformações promovidas por Deus, pela graça

 


Gracia Violeta Ross Quiroga

 

 

Mais artigos e fotos gratuitas em

www.wcc-assembly.info

 

 

O tema da 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) - Deus, em tua graça, transforma o mundo - foi trazido para uma sessão especial na plenária, moderada pela Rev. Dr. Angélique Walker-Smith, da Convenção Nacional Batista USA, Inc., onde o público pode ouvir seis depoimentos emocionantes.

 

Gracia Violeta Ross é filha de um pastor e HIV positiva. Ela foi infectada ao sofrer violência sexual. "Fui atacada ao voltar para casa depois de uma festa e, mais tarde, descobri que estava com HIV Aids", relatou Gracia. "Fiquei depressiva por um longo tempo. Minha irmã disse que eu deveria contar para os meus pais", disse.

 

Mas como fazê-lo? Eles nunca haviam conversado sobre sexualidade e Gracia não conseguia imaginar de onde tirar forças para dizer - "tenho Aids". Finalmente, escreveu uma carta. "Meus pais ficaram chocados mas não me rejeitaram. Me receberam de braços abertos. A única pergunta que transparecia no seu rosto era: como isso foi acontecer com a minha filha?"

 

Deus, em sua graça, transformou a vida de Gracia. De adolescente rebelde, ela passou a realizar palestras sobre HIV Aids e lidera a Rede Boliviana de Pessoas Vivendo com Aids. "Minha família e eu decidimos contar para a nossa igreja sobre a minha doença. Estávamos muito preocupados. Rezamos muito e Deus preparou o coração de todos, que só me deram apoio. Esta igreja que eu amo é um presente de Deus".

 

Sara Newland-Martin nasceu com as pernas deformadas. Seus pais a abandonaram por isso. Ajudada por dois médicos, Sara fez uma cirurgia e foi colocada em um abrigo para crianças portadoras de deficiência. "Acredito que estes dois homens foram escolhidos especialmente por Deus para mudar a minha vida."

 

A maioria das crianças tinha família - de um jeito ou de outro. "Eu não tinha ninguém. Me sentia rejeitada e sozinha. Sentia medo pelo falto de não ter pernas como as outras crianças."

 

Deus, em sua graça, transformou a vida de Sara. "A transformação veio quando eu consegui caminhar com pernas artificiais; quando comecei a freqüentar a escola e sentir que eu era uma pessoa como qualquer outra, uma filha de Deus. Quando me tornei cristã, Jesus passou a me transformar como a sua imagem. Pude perdoar meus pais e meu pensamento passou a ser moldado por Deus."

 

Paula Devejiab veio da Armênia dar o seu testemunho. "A nação armênia é um bom exemplo de como Deus, em sua graça, transforma a sociedade", disse ela. "Sofremos perseguições, invasões e opressão quando aceitamos o Cristianismo."Deveríamos ter desaparecido há muito tempo."

 

Mesmo espalhados em diversos países, os armênios mantiveram a sua fé. "Nos adaptamos às novas casas e aprendemos a co-existir com pessoas de outras religiões", confirmou. Eles transformaram desvantagens em vantagens - usando as armas de Deus.

 

Para a transformação, através da graça de Deus, a teóloga feminista Namsoon Kang enfatizou a importância do ecumenismo. No entanto, ela dividiu o ecumenismo em dois: "aquele que não passa de proclamações vazias, de que somos irmãos e que não temos problemas; e outro ecumenismo mais sério - este é acompanhado de transformação cristã e exige arrependimento institucional".

 

Carmen Lansdowne é descendente de indígenas e vive no Canadá. "É impossível continuar ignorando nossa relação com a terra. Esta mesma assembléia do CMI destaca o tema da 'Água' com muita ênfase", lembra Carmen. Os problemas atuais que resultam na degradação da terra e no desperdício da água são causados pelos seres humanos.

 

"Ao pedir a Deus pela graça para transformar a terra, precisamos estar dispostos a sermos responsáveis como humanidade que, por sua vez, criou uma terra que necessita ser transformada."

 

O teólogo ortodoxo Joseph Bosch afirmou que o processo de transformação no mundo criado começa no próprio ato da criação. "Deus traz à vida seres que são de uma substância diferente, tirados do não-ser e não da sua essência. Este é o princípio da transformação, que atinge o seu ápice com a segunda vinda de Cristo". Para Bosch, Deus lança o desafio não apenas para as igrejas mas para cada um de nós e pergunta - o que podem fazer juntos para transformar o mundo?

 

Site oficial da Assembléia do CMI: www.wcc-assembly.info

 

Contato em Porto Alegre: +55 / 51 8419.2169